Você tem cinzas em suas mãos?

Fumaça dos incêndios na Amazônia capturada por imagens de satélite da Nasa.FOTO DE NASA EARTH OBSERVATORY, LAUREN DAUPHIN, USANDO INFORMAÇÕES DA MODIS, NASA EOSDIS/LANCE E GIBS/WORLDVIEW E VIIRS - E SUOMI NATIONAL POLAR-ORBITING PARTNERSHIP
O mundo voltou os olhos para o Brasil nesse mês de agosto, devido a grande repercussão de uma imagem da NASA, mostrando vários focos de incêndio na região da floresta Amazônica, a agência espacial declarou que os incêndios são tão numerosos que a fumaça proveniente pode ser vista do espaço, conforme imagem acima.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) do Brasil registrou um recorde de 72.843 incêndios este ano, um aumento de 80% em relação ao ano passado. E mais de 9 mil desses incêndios foram vistos na semana passada.
Em entrevista o presidente da república Jair Messias Bolsonaro entre outros especialistas têm atribuído os incêndios a época do ano, quando realmente há um aumento de focos de incêndio, mas o que não se revela nessas declarações é que a maioria desses princípios de incêndio são criminosos, o que acaba agravando na época da seca, pois há baixa incidência de chuvas e ventos fortes, o que propícia mais ainda o aumento do estrago feito pelo fogo, não são somente árvores queimadas, os animais silvestres também são carbonizados.
Mas muitas pessoas podem se perguntar, "Há mas precisamos de campos para criação de bovinos, aumentar a capacidade agrícola, fazer o país crescer". Concordo com o progresso do país, mas não a todo custo, agora vamos fazer uma conta simples, se a população está diminuindo de tamanho, logo precisamos de menos comida, então por que precisamos de mais espaço para plantio e para criação de gado? Eu te respondo, por pura ganância, não só dos poderosos, de todos nós seres humanos que habitamos esse planeta. Quando você quer ficar trocando de carro todo ano, ou todo fim de semana "precisa" de uma roupa nova para sair, enfim, possui um consumo além do que o necessário para a sua sobrevivência, você está alimentando esse mercado que está cada vez produzindo mais e mais mercadorias, que depois vão retornar para a natureza em forma de lixo. A conta é simples se não tem demanda, não haverá oferta, menos consumo desenfreado e mais consumo consciente.
Muita gente pensa que fazendo a sua parte é muito pouco, que não fará diferença, acredite, fará, desde que você acredite nisso. Parece utópico, mas acredite em mim, você pode fazer a diferença.
Essa semana estou vendo muito aquela frase "Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come", não conheço o autor, mas gosto de refletir sobre essa frase, como alguém vai saber que dinheiro não se come, se a única coisa que ela foi programada a almejar, a querer e a "comer" é o dinheiro, temos pessoas sendo forjadas em cima da necessidade de consumo desenfreado, como essas pessoas vão pensar diferente disso? Só há um caminho e ele é estrutural, com educação ambiental, mas quando ela acontece de fato e não somente lendo um texto na escola que você irá conseguir mudar realmente o futuro do nosso país, que são as crianças.
A educação ambiental é a única ferramenta realmente eficaz para formar seres humanos mais conscientes da importância de se ter um meio ambiente equilibrado, a máxima "Conhecer para preservar" deveria guiar sempre a educação ambiental, ou seja, você precisa ir para a natureza para conhecê-la, criar vínculos, entender de fato de onde vem o oxigênio que respiramos e a água que bebemos, que tudo isso depende de um conjunto de seres vivos e que se eles desaparecerem, nós também iremos, pois tudo está interligado. Se você não levar os seus filhos para o mato, para tocar em uma árvore, ver os animais silvestres e entender a importância que cada ser exerce no ciclo da vida, saiba que você terá nas mãos as cinzas da amazônia, pois o seu filho poderá ser o governante que irá decidir se é mais importante "comer" dinheiro ou salvar o planeta e consequentemente a raça humana.

Comentários

  1. "A terra onde pisamos carrega a informação de todos nossos ancestrais. Ela absorve todas as nossas histórias quando a ela retornamos. Do pó, vieste ao pó voltarás...
    Caminhamos sobre todos os mapas, pisamos nossos pés no solo sagrado dos restos mortais de todos que por aqui passaram. A terra contém toda a sabedoria de todas as tribos e clãs e nela se mantém os mapas desenhados pelos pés dos que vieram antes de nós por essas paisagens e deixaram aqui inexoravelmente o livro da sua trajetória. Solo sagrado. Livro sagrado feito de pó.
    Histórias que pulsam sob nós e com o vento são levadas por continentes e seus no contos sagrados nos ouvidos atentos dos que ainda se mantém conectadas com as sagradas medicinas dos elementos.
    Quando caminhamos atentos ao solo que tocamos, podemos ouvir os anciões nos contando histórias de suas vidas, marcando a sola de nossos pés com o selo dos que se rendem ao serviço de passar adiante as sabedorias.
    Render-se à terra. Curvar-se perante toda lenda ancestral. Saber-se finito na imensidão infinita do tempo...
    A terra é uma 'pessoa' que une todas as pessoas e tem alma... Essa alma agrega todas as almas que formam a Unidade.
    Cuidar da terra, do solo que pisamos e 'pisam' todos os seres viventes... é cuidar de tudo o que fomos, somos e seremos. É cuidar do quadro vivo de nossas histórias, que é pintado diariamente por nossas escolhas conscientes ou não. A terra em que pisamos... A matéria da qual somos feitos e pra onde certamente retornaremos.
    Honrar a terra é honrar a todos que passaram por ela e aqui deixaram registradas todas suas histórias."

    Rose Kareemi Ponce. (em Mandala Lunar)

    ResponderExcluir
  2. 👏👏👏👏👏 Excelente reflexão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário