O Poço Azul de Formosa-GO ainda está se recuperando!

Em 07 de Maio de 2015, foi declarada oficialmente a proibição de acesso ao Poço Azul (confira como foi aqui), agora, quase um ano depois, mostrarei aqui como está este local que é uma Área de Proteção Permanente (APP), protegida por lei, por ser uma nascente.
Uma ótima notícia é que a ação de proibição surtiu efeito, claro que como dito na postagem anterior, o local, segundo biólogos e engenheiros florestais, precisará de no mínimo 5 (cinco) anos para se recuperar dos danos provocados pela visitação de massa, sem autorização e incontrolada que o Poço Azul sofreu ao longo de 10 anos, mas a natureza é perfeita e o processo de regeneração da área começou a acontecer (como dá para notar nas fotos abaixo) mas o processo de uma área que teve uma devastação tão intensa é lento e delicado.

Já há no local algumas mudas em desenvolvimento, que são do próprio banco de sementes existente na mata, que por não haver mais pisoteamento conseguem se desenvolver, o volume de água já está maior, devido a não ter mais o impacto que existia (pessoas pulando no poço, mergulhando, lançamento de lixo no fundo do poço), onde antes havia impacto, agora temos sementes germinando, isso é graças a você leitor que teve consciência e respeito em querer ajudar, e a melhor maneira de estar no Movimento em Defesa do Poço Azul é NÃO ir até lá, NÃO divulgar fotos do local e ajudar a repreender quem ainda desobedece a ordem de PROIBIÇÃO que veio do próprio Poço Azul, felizmente a visitação de massa foi coibida, mas o ecossistema ainda precisa de muito tempo para se regenerar e isso só irá acontecer, se essa pausa for respeitada.

Infelizmente ainda existem alguns seres, que não estão acatando a necessidade do meio ambiente em se regenerar para garantir a existência deste importante e frágil local, o que pode ocasionar além da regressão destas pequenas conquistas da natureza, o desaparecimento por completo desta nascente. Portanto se você encontrar fotos de pessoas que continuam indo ao Poço Azul, repreenda-as, ajude a reforçar que a ordem de proibição veio primeiro da natureza que precisa se regenerar.
Então quem está respeitando, parabéns, seus filhos e netos agradecem, pois poderão conhecer este local, agora quem continua indo a um lugar onde o acesso é proibido e com tal ação ajuda a agredir um meio ambiente frágil e já muito prejudicado, só digo uma coisa: MUDE, enquanto ainda é tempo, por que depois que acabar, não adianta ficar postando foto de quando foi ao Poço e dizer "que pena que acabou", cuide agora enquanto é tempo, a preservação do meio ambiente natural é dever de todos!
temos avanços, mas ainda falta muita área para a vegetação retornar

árvore pichada e mudas em desenvolvimento

trilha com mudas em desenvolvimento

mudas em desenvolvimento

acúmulo de musgo ao redor do poço

mudas em desenvolvimento

árvore que era usada como balanço, está comprometida


vegetação voltando a crescer ao redor do Poço

vegetação começando a voltar




mudas em desenvolvimento 




árvore comprometida pelo impacto da visitação

alguns vestígios de lixo

pegada, que foi feita por vários impactos de quem ia usar o balanço para pular na água, agora dá lugar ao início da regeneração do local








vestígios de fogueira


placa que está fixada no local e já foi depredada

entrada, onde antes havia erosão, hoje a vegetação já começa a voltar

estrada de acesso




Comentários

  1. Parabéns pela matéria e pela preocupação com a nossa natureza!nossa cidade precisa de mais cuidado e a natureza agradece!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem gostaria de saber se há alguma possibilidade de participar de um desses mutirões de preservação do poço azul. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  3. Existe alguma medida protetiva e regenerativa sendo aplicada?

    ResponderExcluir

Postar um comentário