Movimento em Defesa do Poço Azul

         Em fevereiro de 2015, um grupo de pessoas de Formosa-GO e Brasília-DF se juntaram virtualmente com o objetivo de realizar um mutirão de Limpeza no Poço Azul, conforme minha última postagem (confira aqui), pode-se notar que o local estava recebendo visitação intensa e sem autorização alguma, acumulando muito lixo. O mutirão foi um sucesso, fizemos a limpeza, mas pensamos, isso não será suficiente... Portanto nos juntamos novamente, falamos com o proprietário, que deu todo o apoio para que fosse confeccionadas placas de proibição de acesso ao Poço Azul. As placas ficaram prontas e hoje estão afixadas no caminho (em pontos estratégicos) e no próprio local, além de ter sido distribuído um comunicado no comércio do Distrito do Bezerra, informado à população que o acesso ao Poço está proibido e explicando o porque de tal ação.
        Gosto de lembrar a todos quê o que ocorreu no Poço Azul nunca foi Turismo, pois a atividade turística objetiva, entre outras coisas,a preservação do local, através do uso sustentável do meio ambiente envolvido que se dá por meio de um planejamento minucioso de uso do atrativo.
        Peço gentilmente que todos espalhem essa notícia, pois é vital que se respeite essa determinação que veio principalmente da natureza, pois o Poço pediu socorro,o Movimento em Defesa do Poço Azul, nasceu, agora temos que unir forças para ajudar o local a se recuperar.
       Abaixo está o comunicado oficial e fotos das placas que já estão no local.


O local conhecido como Poço Azul (ou Lagoa Azul), situa-se no Distrito do Bezerra, Município de Formosa-GO, dentro de uma fazenda particular. Sem consentimento do proprietário, as visitas ao poço começaram a se intensificar há cerca de quatro anos, principalmente pela divulgação nas redes sociais e veículos de informação, e o lugar acabou se transformando numa grande atração do momento, por causa de sua beleza cênica.
O movimento dos visitantes infelizmente causou intenso prejuízo ao ambiente, com a degradação de plantas, pichação de árvores e pedras, poluição do solo e da água, em consequência do lixo deixado irresponsavelmente na área e, o pior de tudo, soterramento de uma das minas de água.
 Agora, visando a preservação do local, que é uma APP (Área de Proteção Permanente), amparada por lei por se tratar de uma nascente, o proprietário da área decidiu PROIBIR o acesso ao Poço Azul (por tempo indeterminado), com total apoio de grupo de moradores de Formosa e ambientalistas. O não cumprimento desta proibição acarretará ao indivíduo penalidades dispostas na Lei 9.605/98.
Tal medida é absolutamente necessária para que esse bioma possa se recuperar do desgaste sofrido por anos de uso desordenado e venha a ser devidamente usufruído pelas futuras gerações.
Desejamos imensamente que haja cooperação por parte de todos para divulgarem a proibição e que a respeitem.
Abaixo imagens das placas já afixadas no local.








Comentários

Postar um comentário